sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tigres Asiáticos- Indónésia

Este país é o maior arquipélago do mundo, sendo formado por um grupo de cinco ilhas maiores: Sumatra, kalemantan, Sulawesi e Irian Jaya e de trinta grupos menores que totalizam mais de 17.000 pequenas ilhas. Ele faz fronteira ao norte com o mar da China, com o Oceano Índico a oeste e ao sul e com Oceano Pacífico a leste.

PopulaçãoA Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo. A maioria da população vive nas ilhas de Java e Bali. Na Indonésia existe a desigualdade na distribuição da população , por isso o governo tem sido bem sucedido nos projetos de transmigração.

ClimaSendo um país tipicamente tropical, a Indonésia apresenta pequenas alterações climáticas e poucas mudanças drásticas de temperatura. Existe somente duas estações: a chuva e o período da seca.
EconomiaA economia indonésia assenta, essencialmente, nas actividades agrícola, mineira e industrial. O sector agrícola produz arroz, milho, mandioca, batata-doce, tabaco, chá e café. À semelhança da Índia, a agricultura registou problemas após os primeiros êxitos da Revolução Verde. Associada a este sector, está também a silvicultura, actividade que produz a borracha natural e madeiras exóticas. Por outro lado, a actividade mineira tem visto a sua importância aumentar de dia para dia, fomentada, principalmente, pelo aumento da exploração de petróleo e gás natural. No entanto, outros minérios são extraídos, como o níquel, a bauxite, o ouro e o cobre.

Quanto ao sector industrial, que desde os meados dos anos 80 caminha a passos largos para se tornar o principal sector indonésio, enquadra-se numa política de importação de matérias-primas para posterior transformação e exportação. Deste modo, destacam-se as indústrias ligadas aos produtos químicos, aos componentes electrónicos, ao cimento, aos pneus, ao papel e aos têxteis.

Em resumo, a economia deste país encontra-se em fase de desenvolvimento, beneficiando da sua posição privilegiada no seio de instituições internacionais como a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), a ESCAP (Comissão Económica e Social para a Ásia e o Pacífico) e a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Os principais parceiros comerciais da Indonésia são o Japão, os EUA, Malásia, Singapura, Austrália e a Alemanha.

 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tigres Asiático- Cingapura

É um dos países pertencentes aos tigres asiáticos que se encontra no sul da península da Malásia, grande parte da população é de origem chinesa, prevalecendo também descendentes de malaios e indianos. Seu poder está centrado em serviços bancários, indústria tecnológica e turismo. Os índices de mortalidade, natalidade e analfabetismos são muitos baixos.

Cingapura é considerada uma
cidade-estado com um sistema metropolitano completamente planejado. Será o primeiro país a se libertar do fumo e das drogas. Os habitantes do país não sujam o ambiente jogando lixo nas ruas, pois ações deste tipo são proibidas por lei, e quem pratica isso é punido através de multas severas ou prestação de serviço comunitário.

Em meados de 1965, Cingapura tornou-se independente, e teve o primeiro-ministro Lee Kuan Yew como governante do país até o ano de 1990, quando foi substituído por Goh Chok Tong.

A
crise financeira 1997 também atingiu Cingapura, provocando instabilidade da moeda e elevação da taxa de juros. 


Tigres Asiáticos- Filipinas

As Filipinas são um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul. Também Palau se situa nas imediações, para sueste. A sua capital é Manila. O nome oficial do país é República das Filipinas (Filipino: Repúbliká ng̃ Pilipinas). Ao contrário dos demais países da Ásia, as Filipinas são um país maioritariamente cristão.

Filipinas faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.
É considerado um país em desenvolvimento. Seu PIB ocupa o 118º lugar entre 178 países. Uma das principais atividades econômicas é a industrialização de alimentos. Sua produção agrícola consiste principalmente de copra, milho, cânhamo, arroz, cana-de-açúcar e tabaco. Possuía também quantidades razoáveis de minérios de cromo, cobre, ouro, ferro, chumbo, manganês e prata.
A economia do país sofreu com a crise asiática de 1998. O crescimento anual caiu de 5% em 1997 para 0,6% no ano seguinte, porém recuperou-se em 1999 com 3%, passando para 4% em 2000 e mais de 6% em 2004. O governo prometeu prosseguir com reformas que auxiliassem na continuidade do ritmo de crescimento em relação aos demais países da Ásia. A elevada dívida pública (equivalente a 77% do PIB) mina os esforços de diversificação da economia.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipinas

Tigres Asiáticos- Malásia

A Malásia é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, e com Singapura a sul. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur.

É o maior produtor mundial de borracha, óleo de palma e estanho. Toda esta produção resultou da união da Malásia Ocidental (agora peninsular) com a Malásia Oriental (Saba e Sarawak, na ilha de Bornéu). O sucesso econômico desde a sua independência deve-se ao desenvolvimento dos seus recursos naturais. Grande parte do interior era inacessível e ocupado por agricultores que praticavam uma agricultura itinerante através de queimadas. Saba e Sarawak exportam madeira. As terras para cultivo representam 14,9% do total do solo. No setor indústrial, merecem referência as produções de cimento, aparelhos eletrónicos e pneus. Os principais parceiros comerciais da Malásia são: Japão, EUA, Singapura e Alemanha..

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%A1sia

Tigres Asiáticos- Taiwan

Os portugueses deram para Taiwan o nome de Formosa, como também é conhecida mundialmente.

Possui uma
população que chega a 22 milhões, sendo que grande parte é descendentes de chineses, e praticantes do budismo.

Na década de 1950, o setor agrícola acumulava superávit, concebendo capitais para investimento e liberação de
mão-de-obra para o setor industrial.
No ano 1960, começa a campanha de industrialização, quando os tecnocratas dos EUA e do Banco Mundial começaram a impor táticas de desenvolvimento visando às exportações.

Porém, o rápido desenvolvimento de Taiwan se deu graças à combinação flexível de redes descentralizadas de empresas familiares, que prestavam serviços à fabricantes estrangeiros que se encontravam no Taiwan. A produtividade econômica aumentava conforme prevalecia a mão de obra barata, o ensino de qualidade, e a união entre a
sociedade.

O crescimento de Taiwan seguiu a média de 8% anualmente, obtendo uma alta taxa de desenvolvimento principalmente na indústria de vestuários e eletrônicos e construção naval. Tendo em vista isso, não foi difícil para o país se recuperar da crise financeira de 1997 que atingiu os
tigres asiáticos.
Com a desvalorização da moeda, no ano de 2000 o setor de exportação do Taiwan expandiu rapidamente
.

Fonte:http: //www.colegioweb.com.br/geografia/taiwan.html

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tigres Asiáticos- Hong Kong

HONG KONG

Localizado na costa sudeste da China, no delta do rio Pérola, sudeste de Cantào,

CHINA

História

Esse território foi devolvido em 1° de julho de 1997, à China pela Grã Bretanha, depois de 100 anos como colônia britânica.
Agora se acredita que a China vai manter Hong Kong como uma região especial, preservando sua economia e autonomia por 50 anos.

Economia

Hong Kong está localizado no centro da região que mais cresce no mundo . Suas facilidades e taxas mínimas atraem investidores do mundo inteiro. Sua localização é interessante porque, enquanto Londres e Nova Iorque estão dormindo, Hong Kong está em pleno dia de trabalho.

Hong Kong é a meca da moda, compras e diversões da Ásia.

É uma espécie de porto livre industrializado. A mão-de-obra é muito barata e sua produção industrial é baseada em linhas montagem, desde produtos baratos até os mais sofisticados eletrónicos. Além disso, Hong Kong é sede de mais de 140 bancos.

Suas indústrias importantes são têxteis, de brinquedos e eletrónicos. Exporta mais relógios e rádios que qualquer outro país e seus maiores clientes são a China e os EUA.

Hong Kong não possui recursos naturais importantes e 90% de suas necessidades são importadas.

Tem um dos portos mais movimentados do mundo.

Tigres Asiáticos- Coréia do Sul

Coréia do Sul
CORÉIA DO SUL

Localizada em uma estreita península que forma uma ponte histórica entre a China e o Japão, hoje é uma terra dividida em Coréia do Norte (comunista) e Coréia do Sul, um dos Tigres.



História


A história da Coréia do Sul é marcada pela grande cobiça das grandes potências coloniais e desde cedo por diversas invasões. Durante a guerra sino-japonesa ( 1894-1985 ) a Coréia foi invadida pelo exército do Japão que manteve a dominação até 1945. No entanto, ao ficar independente do Japão a Coréia se viu dividida entre a União Soviética e os EUA, separada pelo paralelo 38° N.

Ao norte foi formado um governo comunista e até hoje é uma região completamente subdesenvolvida.
Ao sul, o governo foi dominado militarmente pelos EUA e hoje faz parte dos Tigres Asiáticos.


Economia


A indústria começou nas décadas de 60/70 com a indústria têxtil. Em 1984 a Coréia era o 10° país produtor de aço do mundo e exportava a maior parte. Foi então, que resolveram aproveitar o aço para as grandes indústrias de navios, automóveis, máquinas e motores. Então, surgiram muitas indústrias como a eletro-eletronica, muitos empregos e grandes lucros. Hoje produzem também cimento, aço rações, fertilizantes e televisores.


Além das indústrias a Coréia produz algas, tem pesca em grande quantidade, produz arroz, frutas com destaque para maçãs e laranjas , verduras, cebola, alho, soja, em lavouras mecanizadas. Tem também criações de porcos, gado e galinhas.

Tigres Asiáticos

Termo utilizado para designar um grupo de países que tiveram grande crescimento econômico nas últimas décadas.São eles : Coréia do Sul , Hong Kong , Taiwan ,  e os novos tigres , Malásia , Filipinas , Vietnã , Indonésia, Cingapura.

Fatores do desenvolvimento:
Além de um sério planejamento econômico, outros fatores favoreceram o desenvolvimento destes países. Alguns fatores muito importantes:
Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte-americano e japonês, que via nesses países uma localização estratégica para fortalecer o capitalismo contra o socialismo, na época da Guerra Fria;
Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas - as férias são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada e a previdência socialrestrita;
Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas;
Estados altamente centralizados e ditatoriais;
Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo;
Ética confucionista - estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo. As grandes empresas são vistas como grandes famílias, viabilizando, muitas vezes, a ordem e a maior produtividade.

 Características da economia dos Tigres Asiáticos
- Investimento estrangeiro(Japão)
- Mercado exportador
- Qualificação da mão - de - obra
- Zonas de livre comércio(ZEE ou ZPE)
- Foco na produção de eletrônicos e produtos da informática

Obs:Hong Kong esteve sob administração inglesa e foi devolvida à China em 1997, sob os moldes capitalista. 

Fonte:  http://pt.shvoong.com/social-sciences/1930588-tigres-asi%C3%A1ticos/