terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tigres Asiáticos- Coréia do Sul

Coréia do Sul
CORÉIA DO SUL

Localizada em uma estreita península que forma uma ponte histórica entre a China e o Japão, hoje é uma terra dividida em Coréia do Norte (comunista) e Coréia do Sul, um dos Tigres.



História


A história da Coréia do Sul é marcada pela grande cobiça das grandes potências coloniais e desde cedo por diversas invasões. Durante a guerra sino-japonesa ( 1894-1985 ) a Coréia foi invadida pelo exército do Japão que manteve a dominação até 1945. No entanto, ao ficar independente do Japão a Coréia se viu dividida entre a União Soviética e os EUA, separada pelo paralelo 38° N.

Ao norte foi formado um governo comunista e até hoje é uma região completamente subdesenvolvida.
Ao sul, o governo foi dominado militarmente pelos EUA e hoje faz parte dos Tigres Asiáticos.


Economia


A indústria começou nas décadas de 60/70 com a indústria têxtil. Em 1984 a Coréia era o 10° país produtor de aço do mundo e exportava a maior parte. Foi então, que resolveram aproveitar o aço para as grandes indústrias de navios, automóveis, máquinas e motores. Então, surgiram muitas indústrias como a eletro-eletronica, muitos empregos e grandes lucros. Hoje produzem também cimento, aço rações, fertilizantes e televisores.


Além das indústrias a Coréia produz algas, tem pesca em grande quantidade, produz arroz, frutas com destaque para maçãs e laranjas , verduras, cebola, alho, soja, em lavouras mecanizadas. Tem também criações de porcos, gado e galinhas.

6 comentários:

  1. na moral, esta muito resumido podia ser um negocio muito maior para mim passar 18 horas copiando, pq eu gosto de copiar as coisas, meus trabalhos de escola tem em média 8 páginas frente e verso, mas esta muito bom meus parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. na moral, esta muito resumido podia ser um negocio muito maior para mim passar 18 horas copiando, pq eu gosto de copiar as coisas, meus trabalhos de escola tem em média 8 páginas frente e verso, mas esta muito bom meus parabéns :)

    ResponderExcluir
  3. Conteúdo ótimo e muito bem explicado. Me ajudou á estudar para provas de geografia e história. Obrigada.

    ResponderExcluir